Supervisão Profissional

Serviço
;

Supervisor em Psicologia: papel e importância

O supervisor em Psicologia é o profissional ao qual cabe fazer a intervenção em que se estabelece relação entre colegas de uma mesma profissão, sendo o supervisor o mais experiente e estando o profissional menos experiente, o supervisionado, sob sua responsabilidade. Nesse cenário, portanto, são fundamentais seu papel e sua importância na atuação do psicólogo
Para o supervisionado, a supervisão técnica é uma oportunidade na qual poderá treinar e enriquecer suas habilidades como terapeuta por meio da relação e troca com um profissional mais experiente. É um momento valioso numa prática que é muitas vezes solitária pelo seu sigilo.

Supervisor em Psicologia: papel e importância

Os profissionais da saúde mental podem usar a supervisão técnica para crescerem em seu trabalho, porque a experiência e a qualificação de seu colega supervisor possibilitam que eles vejam sua própria intervenção a partir de uma perspectiva diferente e saibam quais os próximos passos a seguir no tratamento.

Em resumo, o papel e a importância do supervisor em Psicologia na atuação do psicólogo incluem o enriquecimento da prática psicoterapêutica, a integração de conhecimentos, a exposição de pontos de vista diferentes, o favorecimento do autoconhecimento, o incentivo ao autocuidado, o alívio de tensões, o aumento da empatia, a revisão de conceitos, o favorecimento de aprendizagem experiencial e a proteção do paciente e do próprio terapeuta..

Principais Funções do Supervisor:

De uma maneira geral, pode-se dizer que o supervisor tem cinco funções:

1-
Informar
2-
Questionar
3-
Sugerir
4-
Encorajar
5-
Avaliar
Assim, além de fornecer informações atualizadas e relevantes, deve ser capaz de problematizar as atuações a fim de levar o supervisionado a reflexões que promovam uma descoberta guiada.

Deve, ainda, sugerir caminhos e soluções, encorajar a participação ativa do supervisionando e avaliar os resultados da intervenção e da aprendizagem deste. Assim, o supervisor em Psicologia é um facilitador da aprendizagem que trabalha numa perspectiva colaborativa e acaba tendo grande influência sobre o supervisionando.

Alguns autores inclusive comparam a função do supervisor com a do terapeuta no quesito de auxílio ao colega menos experiente para torná-lo autônomo e aumentar suas competências sociais. Também está em questão um processo de mudança e desenvolvimento com base na confiança, tal como o que deve ser estabelecido entre terapeuta e paciente.

Desenvolva Sua Carreira Hoje!